Subscribe Now

Trending News

Confira 5 dicas para o crescimento do seu escritório de advocacia
Advogados

Confira 5 dicas para o crescimento do seu escritório de advocacia

O início da carreira de qualquer advogado — ou escritório de advocacia — não é muito fácil. Afinal, é preciso lidar com a saturação do mercado, com salários pouco atrativos, com a morosidade processual e com os desafios da captação de clientes.

Apesar de tantas variáveis, muitos escritórios de advocacia conseguem se destacar no mercado e obter faturamentos relevantes. Certamente isso é fruto de muito planejamento, persistência e dedicação dos profissionais.

Se você optou por trabalhar de forma autônoma, é preciso traçar boas estratégias para conquistar e fidelizar clientes — claro, respeitando as vedações constantes no Código de Ética da OAB.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para você impulsionar o crescimento do seu escritório de advocacia e alavancar a sua carreira. Confira!

1. Invista em marketing jurídico

Talvez um dos maiores desafios dos advogados seja a conquista de clientes. Afinal, muitos profissionais não sabem como realizá-la sem incorrer na captação indevida.

O Código de Ética veda a publicidade tradicional, como a divulgação de anúncios em redes de televisão, catálogos, jornais e rádios. No entanto, isso não quer dizer que o advogado não pode investir em marketing de conteúdo.

Para aumentar a rede de potenciais clientes e a credibilidade do seu escritório de advocacia, você pode divulgar conteúdos informativos e relevantes na internet, seja em sites, seja em redes sociais ou em blogs.

2. Busque uma especialização

Como você sabe, a graduação proporciona um conhecimento genérico sobre vários ramos do Direito. No entanto, para ganhar destaque no mercado é preciso manter-se atualizado e aprofundar-se nos estudos.

Mesmo que você opte por trabalhar em diversas áreas, o ideal é concentrar seus esforços e se especializar na que você tem mais afinidade. Afinal, não dá para ser expert em todas elas. Além disso, é natural que as pessoas busquem profissionais que sejam especialistas em seus casos.

3. Faça networking

Networking é um termo em inglês usado para se referir à rede de contatos. O sucesso de qualquer profissional — principalmente dos prestadores de serviços, como os advogados — depende de uma boa rede de contatos. Por isso, é fundamental estabelecer boas relações e ampliar seu ciclo pessoal e profissional. Consequentemente, elas podem render boas indicações.

É necessário ter em mente que a construção de um bom networking demanda tempo e paciência. Comece acompanhando e fazendo comentários nas redes sociais, frequentando palestras, congressos e eventos promovidos pela Seccional e Caixa de Assistência dos Advogados do seu estado. Converse com seus colegas de profissão e trate todos de forma cordial.

4. Tenha profissionalismo

Para fidelizar seus clientes e conquistar novas causas é fundamental realizar um trabalho de ótima qualidade. Para isso, valorize-se! Cobre preços justos pelo seu trabalho e não prometa cumprir prazos impossíveis, nem tampouco “ganhar” causas. Além disso, estabeleça uma boa relação com todos e demonstre que você está dando a devida atenção ao processo.

É comum encontramos alguém reclamando que o advogado não está acompanhando devidamente o seu caso. É normal que as pessoas leigas tenham dificuldade em entender que um processo pode passar meses sem movimentação. Por isso, entre sempre em contato com seu cliente, nem que seja para informá-lo que os autos se encontram parados na secretaria da Vara.

5. Conte com o auxílio das Caixas de Assistência dos Advogados

Você sabia que a Caixa de Assistência dos Advogados do seu estado também pode lhe ajudar a impulsionar o seu crescimento profissional?

A instituição de Minas Gerais (CAA-MG), por exemplo, disponibiliza mais de 15 escritórios de advocacia pelo estado — chamados de Meu Escritório. Assim, os advogados e advogadas em trânsito, contam com espaços confortáveis, equipados com computadores, internet, salas de reunião, estações de trabalho individuais e até cafeteria. Tudo isso, para garantir condições dignas aos advogados(as) que, por vezes, precisam ir até outras subseções, fóruns e necessitam de um local para desempenhar suas funções. 

Viu só quanta coisa você pode fazer para promover o crescimento do seu escritório de advocacia? Para ficar por dentro de assuntos relacionados e saber mais sobre o que a CAA-MG oferece para os advogados, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *