Subscribe Now

Trending News

Gestão do tempo: 9 dicas para organizar a rotina de um profissional da advocacia
Sem categoria

Gestão do tempo: 9 dicas para organizar a rotina de um profissional da advocacia

A rotina de um advogado é muito cansativa, complexa e demanda muitas horas de trabalho. Conseguir dar conta de todas as atividades que fazem parte da profissão é algo desafiador. Por esse motivo, ter uma boa gestão do tempo é essencial.

Gerenciar o tempo não significa programar cada detalhe, mas ter controle sobre o seu tempo disponível, conquistando diversos benefícios, como aumento da produtividade, redução do estresse, qualidade nos serviços prestados e entrega das atividades dentro dos prazos.

Por esse motivo, é necessário que você adote estratégias para administrar melhor o seu dia de trabalho e buscar um lugar de destaque no mercado. Pensando nisso, separamos 9 dicas que vão ser muito úteis para você. Confira!

1. Tenha um local de trabalho organizado

Não é preciso ser a pessoa mais organizada do mundo, mas você deve ser o suficiente para não perder tempo no meio da sua bagunça. Esse erro faz com que você perca produtividade e, consequentemente, tempo. Por isso, pare e reflita qual é a melhor maneira de organização: padronizando as pastas e documentos, anotando tudo em um caderno ou utilizando alguma plataforma online. O importante é que você encontre um método eficaz para manter tudo em ordem.

2. Enumere suas tarefas

Primeiramente você deve identificar todas as tarefas, sejam elas rotineiras ou não. Após enumerá-las, organize-as de acordo com a prioridade e a importância de cada uma. Em seguida, estabeleça uma regra de execução (pode ser diária, semanal e mensal), e procure manter o planejamento para realizá-las.

3. Defina o que é urgente e o que é importante

Diferenciar as tarefas urgentes das tarefas importantes é algo muito eficiente.

  • Urgente: aquilo que exige uma atenção imediata, motivada por prazos.
  • Importante: uma tarefa que precisa de um planejamento e mais tempo para ser realizada. Por isso, deve ser programada com antecedência.

A partir desses conceitos, fica mais fácil organizar as suas atividades.

4. Evite a procrastinação

Um dos grandes fatores para o desperdício de tempo é a procrastinação, que afeta negativamente a produtividade. Em regra, adiamos as tarefas mais difíceis e pouco prazerosas. Uma dica é solicitar ajuda sempre que achar necessário ou dividi-la em atividades menores, delegando-as a outras pessoas (se possível).

Além disso, durante o horário de trabalho mantenha sempre o foco e a concentração naquilo que está fazendo, e não se permita perder tempo acessando as redes sociais e demais distrações. Tenha sempre em mente que atrasar o seu serviço não é nada bom para o seu negócio, e ainda tornará seu dia a dia bem desagradável.

5. Faça uma atividade de cada vez

Quando você tenta executar tudo de uma vez só, acaba não fazendo nada bem. É fundamental organizar suas tarefas e desenvolvê-las uma a uma, do início ao fim, sem interrupções para fazer outra coisa. Isso acontece porque, ao começar algo, você demora um tempo para pegar o ritmo e concentrar-se no que deve ser realizado até finalizar aquilo.

As interrupções contribuem para que você perca o foco e tenha que refazer todo o processo várias vezes, gastando mais tempo do que o necessário para executar uma atividade que muitas vezes é simples.

6. Tenha uma rotina estabelecida

Uma rotina auxilia na manutenção das tarefas dentro do seu planeamento. É importante separar um tempo adequado para fazer as tarefas rotineiras. Dessa forma você não perde prazos e não esquece de nenhum serviço importante.

Crie um cronograma de atividades para a semana e para o dia — assim você poderá se organizar melhor sempre que alguma demanda extra aparecer.

7. Seja pontual nos seus compromissos

Importar-se em ser pontual em todos os compromissos — independentemente de serem profissionais ou pessoais — é um passo importante para manter uma boa gestão do tempo. Mesmo que seja complicado definir um horário fixo para todas as tarefas do dia — principalmente pela questão de cada processo ter suas especificidades e da dificuldade que é mensurar quanto tempo vai demorar uma reunião ou um atendimento ao cliente —, tome isso como um hábito.

No entanto, uma boa alternativa para aprimorar esse ponto é definir um tempo médio para esse tipo de demanda. Para facilitar, você pode utilizar alguns aplicativos existentes no mercado, como Pomodoro Timer, que auxilia na contagem do tempo, evitando que você tenha que ficar olhando no relógio de 15 em 15 minutos.

8. Reserve um tempo para descansar a mente

Realizar um bom gerenciamento do tempo não quer dizer que você tenha que trabalhar o tempo todo, sem parar. Respeitar o ritmo do seu cérebro é primordial para otimizar o seu rendimento e evitar a redução da sua produtividade.

Por esse motivo, faça pequenos intervalos ao longo do dia para descansar um pouco. Aproveite seu horário de almoço e depois retorne ao trabalho mais descansado. Pode parecer contraditório tirar um tempinho do dia para relaxar, mas esse tempo pode fazer toda a diferença para você.

9. Conte com o auxílio da tecnologia para administrar o tempo

Com o avanço da tecnologia, o mercado oferece diversos softwares jurídicos próprios para essa função, que podem ajudar na administração do seu escritório de advocacia, dos seus serviços e também do seu tempo. A OAB/MG, 0AB/ES e OAB/DF têm convênio com o Iturn, e disponibiliza gratuitamente para os profissionais da advocacia adimplentes, um software online para gestão.

Com o auxílio desses tipos de ferramenta você conseguirá gerenciar tarefas, documentos e processos, bem como localizar e acessar com facilidade qualquer arquivo — ou mesmo acompanhar o andamento processual.

Além disso, os compromissos podem ser remarcados rapidamente caso algum imprevisto apareça, evitando qualquer tipo de problema e prejuízo.

Outro benefício desses sistemas é que grande parte deles trabalha com o armazenamento em nuvem, oferecendo mais segurança para suas informações e dados, possibilitando que você tenha acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, por meio de vários tipos de dispositivo — economizando bastante o seu tempo.

Ter uma boa gestão do tempo não é algo tão fácil, principalmente por se algo que exige muito foco e esforço. No entanto, colocando essas dicas em prática, esse processo se tornará mais simples, possibilitando que você consiga controlar a forma como suas atividades serão executadas e o tempo gasto nisso. É importante ressaltar que cada um tem uma forma diferente para fazer esse gerenciamento. Por isso, observe e analise aquelas opções que serão melhores para você!

Este texto foi útil? Então aproveite nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas publicações e compartilhamentos. Estamos no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *